" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

25/11/2013

De regresso à Cabreira



Depois da caminhada de Abril tinha ficado no ar a promessa de voltar à Cabreira, para a ver vestida de  cores outonais. Como homem de montanha é homem de palavra, o Pedro Durães e Rui França  foram mais uma vez os anfitriões desta tão bela e pouco conhecida Serra. Como não podia deixar de ser,  começamos na típica aldeia de Arga, pusemos as notícias em dia, umas boas e outras más (assim é a vida), lamentamos a ausência de quem queria e não podia estar presente. O primeiro ponto de passagem foi a mítica encosta dos castanheiros, a partir daqui foi uma sucessão de bosques, de um mar de folhas caídas e uma explosão de cogumelos. A paisagem do alto da Raposeira é impagável, uma profusão de cores desde o verde mais intenso até aos dourados dos castanheiros, passando pelos roxos das bétulas. Depois de passarmos inúmeras linhas de água poucos foram os que conseguiram chegar ao fim com os pés totalmente secos. Mais uma razão para acabarmos a caminhada na casa rural Andarilhum num salutar convívio, à frente da lareira. É tempo de dizer: "Até logo Cabreira".

 Os nossos agradecimentos aos organizadores Pedro Durães e Rui França. 

Até à próxima.











Engenharia montanheira



Ao longe a Serra do  Gerês







Mais uma casa florestal abandonada.




05/11/2013

Lobo-ibérico abatido a tiro no Parque Natural Peneda-Gerês

CIBIO/UP

 

   Foi abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS. Encontrada esta semana, Bragadinha terá morrido no passado dia 17, na zona de caça da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.


    O cadáver do animal, que era seguido por telemetria GPS desde setembro de 2012, foi encontrado na semana passada, «já em avançado estado de decomposição», na zona de caça da Gavieira, no Parque da Peneda-Gerês, disse hoje à Lusa a bióloga Helena Rio Maior, responsável pelo projeto de Investigação e Conservação do Lobo no Noroeste de Portugal do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto.

   O animal, que era «a única fêmea reprodutora naquela alcateia e tinha tido crias no final de maio, foi abatido a tiro no dia 17 de outubro, um dia de caça», referiu.

O cadáver foi encontrado com «uma acumulação de chumbos na zona lombar, um tiro no crânio e mordeduras de pelo menos dois cães».

   A necropsia permitiu perceber que o lobo «foi atacado por cães antes e depois de morrer» e que terá sido alvo de pauladas, porque «parte do crânio estava destruído». O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresentou hoje uma queixa-crime contra desconhecidos pela recente morte de um lobo-ibérico fêmea seguido com colar GPS no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

ver:  PtJornalPúblico

02/11/2013

Trilho do Medronheiro - Fafião

TRILHO DO MEDRONHEIRO- FAFIÃO, MONTALEGRE


Participe na 3ª Edição do TRILHO DO MEDRONHEIRO, em FAFIÃO, no (Sábado) dia 9 de Novembro pelas 10 horas.
 

Este trilho é considerado de médio o grau dificuldade, possuí apenas cerca de 9,5 Km de distância.
 

Passe um dia diferente, fazendo uma caminhada pelo trilho usado pelos pastores. Usufrua das bonitas paisagens, tire muitas fotografias e coma medronhos saborosos!!!
 

A Associação Vezeira, "oferece" o lanche típico a meio do percurso.
  

Inscrição: http://vezeira.pt/index.php?pagina=inscri