" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

31/10/2013

Peneda-Gerês está no TOP 10 dos lugares mais valiosos do mundo

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi considerado o nono destino a nível mundial e quarto a nível europeu mais valioso em termos de qualidade/preço, segundo a lista dos 100 melhores destinos para 2014 do trivago.


Nota:O Ranking Qualidade-Preço do trivago oferece uma lista com os destinos mais valiosos do mundo, elaborada através de um algoritmo que combina o trivago Hotel Price Index (tHPI) com a reputação dos alojamentos. O tHPI mostra o preço médio por quarto duplo em todo o globo, enquanto a reputação dos alojamentos diz respeito aos mais de 82 milhões de opiniões presentes nos mais 200 sites de reservas disponibilizados no trivago. Numa escala de 0 a 100, o ranking apresenta uma pontuação que é resultado da reputação atribuída por viajantes de todo o mundo combinada com o preço médio dos destinos. Os preços médios foram calculados com base na média anual de todos os hotéis entre 2012 e 2013. Só foram considerados destinos com um mínimo de 10 hotéis e 150 opiniões.

27/10/2013

VI Encontro Micológico - 2 Novembro

VI Encontro Micológico

Vila Nova (Clube EDP) Ferral – Montalegre

2 Novembro 2013

Cartaz_final.jpg 

As inscrições (nome completo e idade) para a saída para o campo e degustação devem ser efectuadas por e-mail para:

amigosdevilanova@gmail.com ou no Clube Pessoal EDP-Vila Nova.
 
até ao dia 29 de Outubro.

Para mais informações: Amigos de Vila Nova 

 


17/10/2013

Sarilhão











Um dos nossos objectivos montanheiros para 2013 era subir até ao alto da fraga do Sarilhão, que se situa perto da povoação do Campo do Gerês. Existe um PR do parque, o PR5- Águia do Sarilhão, que o contorna mas, devido à falta de manutenção, este trilho encontra-se em estado de abandono e degradação.

O nosso primeiro ponto do itinerário foi a casa florestal da Junceda,  desta vez optamos por uma abordagem diferente, mais directa, no entanto o trilho escolhido encontra-se pouco cuidado e em algumas partes imperceptível. Com alguns desvios, lá chegamos à casa florestal da Junceda. Mais um triste exemplo do abandono do património edificado no parque nacional. Da Junceda prosseguimos pelo PR das silhas dos ursos até à Tojeira, já com os prados de Gamil à vista.

A partir da Junceda verificamos que os trilhos tinham sido abertos e limpos. Quem teria sido? O parque ou a vezeira do Campo? Por um destes acasos da vida encontramos o nosso amigo Paulo Figueiredo, do blog nogerês3, que nos tirou as dúvidas. O responsável pela limpeza e abertura dos trilhos é o Conselho Directivo do Baldio de Vilarinho da Furna/Campo do Gerês, um bem haja e que continuem o bom trabalho. Outra das surpresas do dia foi encontrar uma placa a assinalar o trilho, em plena serra!!!, até parece que estamos num parque europeu. Assim não há como enganar, desconfio que tenha sido posta pelos mesmos que limparam os trilhos.  

Resolvemos almoçar nos prados e então decidir o caminho de regresso. Estavam duas hipóteses na mesa, a descida pela fraga do Sarilhão ou pela bouça da mó. Desde o incêndio de 2012 ainda não tivemos coragem de retornar à bouça da mó e ver de perto a desgraça. Para quem já reparou e se perguntou onde foi tirada a  fotografia (sim é uma fotografia) que aparece no header do blog, é uma fotografia da bouça da mó, antes do incêndio. Ficou decidido, foi adiado, mais uma vez, a descida à bouça da mó,  optamos por trilhar por novos caminhos. Pensando nós que íamos desbastar mato à catanada, outra surpresa!!! Abriram o antigo trilho que passa pela fraga, agora parece uma auto-estrada, não há que enganar, o trilho termina no coberto de observação do trilho do sarilhão. Daí até ao Campo é um salto. 

Concluindo a abertura, limpeza e sinalização dos antigos trilhos do Campo do Gerês proporciona a qualquer pessoa, com o mínimo de preparação física,  novas oportunidades de caminhar em montanha e a oportunidade de novas perspectivas sobre a albufeira de Vilarinho da Furna. Recomendamos.

Algumas fotos do dia.


A subida à Junceda
Casa florestal da Junceda
Prados de Gamil
Não há que enganar, é só seguir a placa.

Eles andam aí.



genciana


Do alto do Sarilhão

O nosso objectivo longínquo.
Campo do Gerês

Não é o macho a ser devorado :)



Auto-estrada de montanha, por enquanto sem portagens.
Viemos de lá de cima.
aldeia do Campo do Gerês
Veiga de S. João

Até à próxima.