" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

05/11/2013

Lobo-ibérico abatido a tiro no Parque Natural Peneda-Gerês

CIBIO/UP

 

   Foi abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS. Encontrada esta semana, Bragadinha terá morrido no passado dia 17, na zona de caça da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.


    O cadáver do animal, que era seguido por telemetria GPS desde setembro de 2012, foi encontrado na semana passada, «já em avançado estado de decomposição», na zona de caça da Gavieira, no Parque da Peneda-Gerês, disse hoje à Lusa a bióloga Helena Rio Maior, responsável pelo projeto de Investigação e Conservação do Lobo no Noroeste de Portugal do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto.

   O animal, que era «a única fêmea reprodutora naquela alcateia e tinha tido crias no final de maio, foi abatido a tiro no dia 17 de outubro, um dia de caça», referiu.

O cadáver foi encontrado com «uma acumulação de chumbos na zona lombar, um tiro no crânio e mordeduras de pelo menos dois cães».

   A necropsia permitiu perceber que o lobo «foi atacado por cães antes e depois de morrer» e que terá sido alvo de pauladas, porque «parte do crânio estava destruído». O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresentou hoje uma queixa-crime contra desconhecidos pela recente morte de um lobo-ibérico fêmea seguido com colar GPS no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

ver:  PtJornalPúblico

Sem comentários:

Enviar um comentário