" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

23/04/2013

XVI Marcha da Primavera/CCP - Encostas de Sistelo

     Mais um ano e já vamos na 16ª Marcha da Primavera, organizada pela secção de montanha do Clube de Campismo do Porto. Desta vez o percurso desenrolou-se nas encostas de Sistelo, percorrendo caminhos rurais  e algumas brandas. Nas Serras do Soajo e da Peneda existe um tipo de povoamento muito típico: as Brandas e Inverneiras. São núcleos habitacionais temporários cuja origem se prende com a necessidade das populações utilizarem os pastos localizados na serra para alimentar o gado. 

     A Inverneira, como o nome indica, é a aldeia onde a família passa o Inverno. Localizam-se em vales, ou seja, em altitudes baixas. No princípio do Outono, as pessoas descem para a Inverneira permanecendo aí até Março. Nessa altura, sobem para a Branda, onde se fazem as sementeiras e onde se passa a maior parte do ano. Hoje em dia, nas poucas aldeias que mantêm a tradição, as pessoas apenas levam os animais e alguns haveres, ao contrário de antigamente, em que as pessoas levavam até a mobília.


Sistelo

Rio Vez


Esta paisagem humanizada encontra algumas similaridades com os socalcos para cultivo de arroz da China 


Abrigo de pastor




A penosa subida para a branda do Alhal

Uma pequena brincadeira do amigo Figueiredo


Branda do Rio Covo



Rio do Outeiro




Aproveitou-se para deixar o nosso pequeno contributo para as gerações vindouras e plantaram-se carvalhos alvarinhos (quercus robur)- árvore autóctone da região.

Chã da Armada

Castelo de Sistelo
      Manuel António Gonçalves Roque foi o 1º Visconde de Sistelo. O 1º Visconde de Sistelo nasceu na freguesia de Sistelo – Arcos de Valdevez em Junho de 1834 e morreu em Outubro de 1885. Muito novo partiu para o Brasil onde se tornou um próspero comerciante e amealhou considerável fortuna. De regresso a Portugal edifica a casa do Castelo de Sistelo. O castelo encontra-se em abandonado e em ruínas e a sua posse encontrava-se em litígio em tribunal, entre a junta de freguesia e herdeiros.





         E assim terminou a marcha, os nossos parabéns à organização,  que tão bem soube orientar os mais de 70 participantes desta marcha. 

         Até à próxima.



3 comentários:

  1. Bonitas imagens,aliás como sempre.
    Só quem percorre este trilho pode dar uma perspectiva real daquilo no os nossos olhos podem contemplar.

    É já a muitos anos que é um dos meus locais de eleição,sobretudo o rio Vez,onde vou mais de 2 ou 3 vezes por semana pescar.

    Aprende-se sempre com este blog e a historia do Imponente Castelo vem em boa hora pois conheço-o à longos mas não sabia a sua verdadeira história.
    Abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar
  2. Olá

    À muitos, muitos anos!! (1992/Ago.), em viagem solitária de descoberta, de uns dias por esta parte do Gerês, descobri esta aldeia.
    Na altura não sabia a história e segui viagem. Na altura também não sabia que bastantes anos depois (2005/Jun/30), eu e uns amigos, aproveitaríamos o Geocaching para homenagear lugares como este, pela paisagem, pelo lugar, pelo encantamento.
    Em boa altura o fizemos ..por que ..todos aqueles que conseguimos motivar a lá ir ..se surpreendem!
    Deixo aqui o link dessa busca,precisamente intitulado: 'The Enigma of Sistelo's Viscounts': https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&ved=0CF8QFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.geocaching.com%2Fseek%2Fcache_details.aspx%3Fwp%3DGCPGVQ&ei=u214UYCWFu-M7AbckoEw&usg=AFQjCNEaCCNgm8X4S7Dt9RiGdkxFEgLY9w&sig2=8OWpvU8y62-g0O-ab6YfxA

    Abraços a ambos
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  3. Magnificas fotos.
    Certamente foi uma grade actividade.
    Continuação deste maravilhoso trabalho.

    Abreijos
    Mountain4ever

    ResponderEliminar