" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

06/08/2012

Matança de lobos nos Picos da Europa

O Parque Nacional dos Picos da Europa, é o único que mantêm uma população de lobos em Espanha . A Directora Geral de Desenvolvimento Rural do Principado das Astúrias, Tomasa Arce, em finais de Julho,  revelou que  irá permitir uma batida aos lobos em territórios do parque. Segundo a Consejería de Agroganadería y Recursos Autóctonos del Principado "Há mais de um milhão de euros por pagar a título de indemnização aos  donos de rebanhos e muitos deles desde março de 2011. Segundo dados do principado foram detectadas 5 alcateias em território asturiano. A caça  em zonas protegidas está proibida pela lei 5/2007 dos parques nacionais, os controles populacionais de qualquer espécie só são possíveis com "carácter excepcional", baseados no melhor conhecimento ciéntifico possível e "quando não exista outra solução satisfatória".
http://d3ds4oy7g1wrqq.cloudfront.net/terrorismoambiental/myfiles/sobre-efectos-caza-grandes-carnivoros-L-sPN9iJ-6-1.jpg?Expires=1346450400&Signature=aX1MmbZZGhox2mEnJtl2Rl13TO0mpJdub2W7T4JiSJ7AHzsqGNMRATtuGJNwKPF2K0UxzvcFZh4Ypb1jjiOJTfGZmXIqABfvTH3y1jCLmE1Xq9idEY6RT1iEn4Pb~pkh3NS3d0R~UAEf4Lg2RcsdgnfSVUJOUA4OvrTi8M5pM14_&Key-Pair-Id=APKAJYN3LZI5CG46B7AA&Policy=eyJTdGF0ZW1lbnQiOlt7IlJlc291cmNlIjoiaHR0cDovL2QzZHM0b3k3ZzF3cnFxLmNsb3VkZnJvbnQubmV0L3RlcnJvcmlzbW9hbWJpZW50YWwvbXlmaWxlcy9zb2JyZS1lZmVjdG9zLWNhemEtZ3JhbmRlcy1jYXJuaXZvcm9zLUwtc1BOOWlKLTYtMS5qcGciLCJDb25kaXRpb24iOnsiRGF0ZUxlc3NUaGFuIjp7IkFXUzpFcG9jaFRpbWUiOjEzNDY0NTA0MDB9fX1dfQ__
Jovem lobo abatido no parque dos Picos da Europa


PETIÇÃO



"AS MONTANHAS DO LOBO"
 Documentário da Bitis Documentales para Canal+ em colaboração com A.K.A. Films & TV.S.L.
Sinopse:"En las montañas nubladas del Norte de España, las manadas de lobos están gobernadas por líderes a menudo intolerantes y peligrosos. Los clanes familiares dejan de ser un lugar seguro para vivir y algunos individuos se ven obligados a marcharse para siempre.
Esta es la historia de dos lobos errantes y amigos que un día decidieron caminar juntos hasta la muerte."

 

03/08/2012

Autonomia no Gerês - 2º dia

Gerês, 09 de Julho de 2012

Após uma noite soberbamente silenciosa, a manhã chegou acordando  meu corpo, depois de Orion abrir a porta da cabana deixando a luz penetrar.
Com os meus olhos ainda preguiçosos, teimei despertá-los e ver a matinal paisagem serrana! O cenário como sempre é belo e difícil de descrever...
Fui lavar a cara na água fresca que brota e enche o pequeno tanque ali perto, ao som dos pássaros que nessa manhã não paravam de cantar! Apreciei as pequenas aves que voavam e chilreavam em simultâneo, umas vezes parando no cimo das estacas que servem de apoio aos pequenos carvalhos, outras pousando no  chão em frente à cabana Penedã, saltitando e debicando o chão verde à procura  do primeiro petisco da manhã.



Arrumámos tudo após o pequeno almoço, lavei as poucas peças de loiça que também tinha sobrado do dia anterior, com o sabão tradicional azul, passei um pano húmido pelas mesas e cadeiras da cabana e atirei bocados de um pão para a erva ainda húmida do orvalho, para que os passarinhos pudessem usufruir de um manjar, uma forma de agradecimento por nos terem oferecido as suas melodias logo pela manhã!






Depois foi só dar uma ultima " vista de olhos", fechamos a porta e despedimo-nos do local.






O tempo estava óptimo para caminhar, ao longe pairavam umas nuvens dispersas, mas não pareciam ameaçar o dia. Seguimos rumo ao Borrageiro


De passagem parámos nas minas do borrageiro há muito abandonadas ao capricho do tempo, mais uns vestiígios do homem, cicatrizes na serra  tomadas pela vegetação...



Por lá perto saltitou uma corça desaparecendo rapidamente por entre as pedras graníticas

Reparem bem! Do lado esquerdo!

De companhia só nos restou o presença e o som das abelhas e outros insectos, atarefados à volta das urzes e de todas as flores que conseguiam penetrar! Graças a estes admiráveis insectos usufruímos do néctar mais puro e doce da mãe natureza!!

A montanha do borrageiro não saía da nossa vista e criava uma ilusão óptica de crescimento à medida que nos aproximávamos.
Orion fez questão de subir a um dos cumes, enquanto eu fiquei cá em baixo apreciando a valsa das borboletas e os pequenos pássaros cujo eco do canto percorria toda aquela área!
Cheguei mesmo a pensar que seriam os mesmos pássaros a seguir-nos...


E Orion lá estava no topo! acenando com entusiasmo deixando-me a reflectir "... sendo eu  supostamente a cabra... é ele que trepa!"



Mas o simpático rapaz,  lá nos trouxe uma amostra do cenário que conseguiu observar lá dos altos, e aqui vai:


Continuámos o percurso e seguimos os vestígios das grandes mariolas, construídas por os quatros simpáticos Geresianos com quem conversamos no dia anterior, gente extraordinária que cuidam desta serra como se de suas casas se trata-se!! Será que os seus descendentes irão seguir-lhes os passos?

O velho pinheiro de que nos falaram também, lá estava, era difícil não dar com ele!!Não há duvida que se trata de um velho e majestoso pinheiro silvestre, resistente às intempéries do tempo , não tendo ele voz para falar... teria com certeza muito para  nos contar!!

E eu a vê-los passar...!
Continuando, descendo e subindo,pensava eu que ainda não tinha visto uma cobra desde ontem, e logo uma quase se cruzava à minha frente,rastejando lentamente pela vegetação,deu para perceber que não se tratava de uma víbora!



vestígios de uma exploração mineira perto de cidadelhe, pensamos ser o paiol dos explosivos.

  Parámos no curral dos Bezerros para almoçar.
Ementa: Frango assado de Pincães (caseiro), oferecido pelos senhores do dia anterior,acompanhado de cuscus já cozido por nós e um delicioso suco de uvas daquelas terras também!!Hum...estava delicioso e que o digam as formigas, mal apanhando um pouco de cuscus pareciam umas baratas tontas à procura de mais!!Acabei por deixar um pouco para as mesmas, e quando partimos ainda fiquei a apreciar estes animais tão pequeninos  transportando bolinhas brancas, cheios de força e energia! E eu a vê-las  trabalhar...e nós a passear!!
Seguindo sempre em direcção a Rocalva, na esperança de a cabana estar vazia e pronta para nos receber, continuamos o percurso calmamente passando ao lado dos prados da Messe e fazendo uma paragem no curral do Conho.
Neste percurso vimos cavalos na Messe e Orion avistou uma cabra montesa já perto de Rocalva que desapareceu tão rapidamente quanto surgiu entre os duros penhascos!!









Rocalva estava deslumbrante!! Coberta de uma enorme carpete verde, de ervas viçosas e muito feno, quase tapando metade no nosso corpo!

A cabana por dentro estava limpinha, mas cá por fora alguém se tinha esquecido de umas garrafas... ou estavam já muito cansados de transportar as garrafas para casa...apesar de vazias!!!
Há sempre qualquer coisa que tem de estragar o cenário!







Ó Isidoro! estás quase a ser assado!!
Menu para o jantar:
Massa com salsichas e tomate, acompanhado com o resto do vinho tinto de Pincães...para sobremesa um chouriço grelhado!!


E já eras!!!
Olhando para a pequena pedra a servir de mesa junto à cabana, lembrei-me da última vez que estivemos reunidos com alguns amigos, amantes da Natureza, e sorri pelos aprazíveis momentos que passámos todos juntos!!Mas desta vez o momento era só nosso e mais uma cabana por nossa conta!
Enquanto ingeríamos o menu da noite,  observamos duas corças em suspeita amizade, junto ao Cutelo de Pias. Adoçamos as nossas bocas com licor de mel, feito pela mãe de um amigo de Vila Nova/Ferral e pouco depois fomo-nos deitar.
Nessa noite saí da cabana por um largo periodo de tempo, para me despedir do véu negro adornado de estrelas e iluminado pelo luar. Não se ouvia nada! Absolutamente nada!  Apenas o som das folhas dos carvalhos que a dado momento o vento tocou ao de leve, estremecendo tudo que era vida e energia naquela serra momentaneamente adormecida!

Hum...e só de pensar em tudo isto já sinto uma imensa saudade!!
Agora vou-me deitar novamente, mas na minha cama!
Depois publicarei o dia seguinte, o da partida, com um encontro muito especial...contarei depois :)

Até já!!