" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

15/01/2012

Ano de 2011


Estamos em 2012, e já calcorreei o nosso Gerês por duas vezes neste ano! Mas não consigo dar inicio ao ano corrente sem recordar o que passou!
Só agora tive essa oportunidade de o fazer, fui ao meu "baú " consultar as fotos de 2011, e com elas surgiram todas as recordações e boas experiências vividas as quais terei todo o prazer e alegria de poder partilhar com todos :)

A maior parte já foi publicado, mas muitas ficaram por publicar por falta de tempo. Mas como a esperança é a ultima que morre, até lá terei todo o tempo do mundo para as divulgar mais em pormenor!
E então cá vai:

Esta foi a primeira imagem de 2011 que os nossos olhos contemplaram, ao descer até à albufeira das Caldas do Gerês! Um mar de nuvens pairavam sobre as zonas baixas destas terras inacusáveis de se percorrer! Mas por cima lá estavam as famosas montanhas que causam ânsia de viver!





TRILHO DOS CONTRABANDISTAS


Começamos o ano de 2011 por estacionar as viaturas na Portela do Homem, onde acabámos por nos cruzar com outro pequeno grupo de amigos do CCP-secção de montanha.
Seguimos na direcção da serra Amarela e eles seguiram para os Carris, o dia estava óptimo para caminhar!



TRILHO ENTRE ROCAS



Nada melhor como festejar mais um ano de vida, na minha adorada serra. Inicialmente pensei em convidar alguns amigos, mas como também poucas são as vezes que tenho oportunidade de estar a sós com o  Órion, nas nossas  montanhas, que resolvi tentar a sorte e ter duas prendas em uma. Tivemos a sorte de não apanhar com a mesma quantidade de água caída do céu há pouco dias atrás, mas na parte final do percurso, há que tirar as calças para conseguir atravessar o rio Teixeira que transbordava de água viva, deixando poucas pedras  de fora para podermos saltar e chegar à outra margem! Não me lembro de rir tanto, ao ver Orion a atravessar o rio com as calças na mão, mas quando chegou a minha vez...quase que ficava a meio do percurso com as minhas pernas congeladas. Neste dia fiquei a saber a dor que se sente com o contacto da água gelada, e foi só nas pernas, fará no corpo inteiro!!



POR BRANDAS E MIRAGENS DO RAMISCAL




Neste dia, apesar do sol estava muito frio e muito vento!A companhia mais uma vez foi muito boa, e quando se trata de descobrir algo de novo em conjunto é uma sensação fantástica!
A vista para as fragas imponentes do Ramiscal, é qualquer coisa que nunca se esquece! Ficou-me o bichinho de um dia tentar descobrir os segredos que o Ramiscal guarda.






LEONTE-MOURÔ-ROCALVA-MOURISCA-CONHO-LOMBA DE PAU

Trilho memorável! Do Mourô para cima encontrámos muito gelo, por vezes tínhamos que fazer pequenos desvios do caminho já trilhado para evitar quedas desnecessárias. Fomos até às antenas do Borrageiro e daí até avistarmos o vale da Rocalva foi um passo. Nunca mais me esqueço da cara da nossa amiga Orquídea a contemplar este vale pela primeira vez!
Neste dia conseguimos descobrir o arco do Borrageiro e por mera sorte avistei uma víbora entre o Conho e a Lomba de Pau! Viemos a saber mais tarde que se tratava de uma víbora cornuda! Obrigada Orquídea foi graças à tua persistência e sensatez que não toquei naquele belo bichinho!!!




TRILHO DOS MAIAS ( COM O CCP )


Por terras de xisto pela Serra de S. Macário, percorremos o trilho na companhia dos amigos do Clube C. Porto - Secção montanha, fazendo uma visita à típica aldeia da Pena e percorrendo o caminho escarpado e muito escorregadio, onde reza a história que ali um morto matou um vivo!
Ficaram curiosos ? Basta  ir ao arquivo do mês de Fevereiro e ficam a saber mais pormenores :)


 






GUERRA ÀS MIMOSAS




Graças à iniciativa de Rui Barbosa do Blog Carris, juntamente com Comunidade Gerês no Facebook e com a ajuda e colaboração de alguns funcionários do PNPG, foi possível realizar esta acção que serviu apenas para sensibilizar os "guardiões" do nosso único parque nacional. As mimosas são uma infestante e um perigo para as espécies protegidas do nosso parque!!
Neste dia aprendi como fazer para arrancar estes verdes indesejados neste local, e conheci pessoalmente pessoas fantásticas, as quais ainda hoje mantenho contactos e anseio um dia destes estarmos juntos novamente por uma boa causa, mais não seja para um grande abraço de saudades!



PLANTAÇÃO DAS ÁRVORES EM FAFIÃO

Conhecemos pela primeira vez a associação Vezeira e fomos com eles plantar mais carvalhos e bétulas na área de plantação protegida pela gente de Fafião. Esta plantação está muito bem cuidada e convido a todos os que poderem, a passarem lá, fica a caminho do bem conhecido trilho da Vezeira.
Depois do trabalho veio o convívio e a saborosa feijoada que fizeram para nós todos!! Foi um dia que  os nossos miúdos jamais esquecerão, e nós também!
Ganhámos aqui bons amigos que lutam pelo mesmo ideal!





RIO LAÇO-SOMBROSAS-FICHINHAS

Há!! Mas que posso eu dizer sobre este dia?! Foi perfeito! Só eu e Orion à procura do vale encantado, o vale do rio laço, depois ficámos deslumbrados com as imponentes Sombrosas que tanto ouvíamos falar! Passei semanas com a imagem daquelas montanhas na minha mente e ainda hoje elas permanecem fresquinhas na minha memória :)







PEDRA BELA E TRILHO DOS CURRAIS

E mais um dia  de Sol quase primaveril, passado em família!
Não fizemos o trilho dos currais completo, pois no início é sempre a subir e os nossos cabritinhos podiam ficar um pouco aborrecidos!
Fomos até à pedra Bela e começamos daí, fazendo  uma parte do percurso inverso. Valeu a pena!

DE PITÕES DAS JÚNIAS À FONTE FRIA

Um dia memorável!!
White Angel convidou-nos para fazer um trilho com ela e mais uma grande parte do pessoal  do blog "Vamos Ali" Nunca me esquecerei do grande abraço que Angel me deu quando nos encontrámos pela primeira vez, nunca me esquecerei o que ela me ensinou neste dia  e nunca me esquecerei do seu cantinho secreto que partilhou com todos nós!
O grupo VamosAli, são qualquer coisa fora de série!!Uns companheiros ideais para uma bela caminhada rodeada de alegria e boa disposição!

Nunca me esquecerei que foi White Angel que me apresentou estas belas montanhas ao fundo!



Nunca me esquecerei de Águia Real  a citar os poemas de Miguel Torga!!
Connosco vieram também as amigas, Isabel e a sempre querida Teresa!

DE XERTELO A LAMA LONGA-CARRIS-CONCELINHO-LAGOAS DO MARINHO


Bom e aqui é caso para expor as duas anteriores fotos bem grandes!! Não é todos os dias que conseguimos ver as exclusivas cabras montesas!!
Sim, não tenho vergonha de dizer que foi a primeira vez que as vi!! Também é preciso sorte e neste dia ela estava do meu lado:)
Foi dos trilhos mais puxados que fizemos em 2011, só eu e  Orion! Conhecemos os Cocões do Concelinho e não tenho palavras para descrever, para além de termos visto duas cabras montesas aqui também.


 
Uma das lagoas do Marinho estava coberta com um
manto de flores, ao som de uma sinfonia musical de rãs.
E para terminar, já no interminável estradão que nos levaria a Xertelo, tivemos uma boleia de um simpático habitante de Ferral, o qual nos tornamos amigos  até hoje! Francisco Martins!!
Um habitante do Gerês que cada vez mais nos contagia com a sua paixão pelas montanhas!!


A PROCURA DA VEZEIRA DE FERRAL

Depois de conhecer o Martins, tivemos o convite e o prazer de participar na vezeira de Ferral e  arranjar as cabanas pertencentes à mesma. Fomos mais tarde nesse mesmo dia, pois vínhamos de mais longe, na esperança de os encontrar com um nevoeiro de tal ordem e a chuva e o vento só nos permitiram chegar ao Castanheiro! Por questões de segurança achamos prudente voltarmos para trás e ainda bem, pois os companheiros de Ferral não se encontravam nas negras como imaginávamos, também por causa do tempo!
Fiquei triste neste dia por não concretizar o encontro tão esperado, e pior fiquei uma semana depois quando tive a infelicidade de partir um dedo do pé ficando impossibilitada de caminhar durante quase  dois longos meses!






COMPADRE E RIBEIRA DAS NEGRAS


A partir daqui Orion chegou a caminhar sozinho algumas vezes e era os meus olhos na serra.
Nossa amiga White Angel também foi os meus olhos diversas vezes, e teve sempre muita atenção devido à impossibilidade que tinha de ir ter com as nossas montanhas! Obrigada a ambos :)
E Orion foi à descoberta de novos trilhos em plena serra do Gerês, o compadre foi o eleito, de lá conseguiu ter o sentido de orientação necessário, e depois disto já o rapaz tinha projectos para outras descobertas que se seguiram...

 


CORNOS DE CANDELA

Meu querido Orion chegou a casa todo entusiasmado!Relatou prados que  viu muito verdes e lindos em pleno coração da serra do Gerês, onde outrora pensávamos que era uma zona árida quase sem nada para ver... só pedras! Que enganados que estávamos, mesmo no centro do Gerês há tanta vida e cor!
Orion subiu aos cornos de candela e de lá viu imensas coisas até onde a vista conseguia alcançar!
E já no fim do dia, vinha embora apresando o passo, pois estava prestes a cair uma tempestade sobre as montanhas! Em passo de corrida Orion viu surpreendido  os exclusivos Lírios do Gerês!! Com pressa de fugir da tempestade mas incrédulo, ainda conseguiu tirar tempo para registar algumas fotos destas flores cujo seu nome é o significado do meu próprio, e que apreciei quando o meu companheiro de há mais de uma década me mostrou :) Que sorte! E que pena de não poder estar lá!
S. João da Fraga e Pitões das Júnias




Brazolite e Fonte Fria

Lírio do Gerês!!




PLANTAÇÃO NOS CURRAIS DA VEZEIRA DE FAFIÃO

Mais um evento ao qual não pude comparecer, pois ainda estava em recuperação! Orion foi os meus olhos mais uma vez, e consegui apesar de tudo fazer uma pequena reportagem deste dia mesmo não estando presente. Tive muita pena de não não sentir tudo o que esta gente sentiu neste dia, nomeadamente a grande chuvada de granizo, depois de um começo de dia de sol risonho e que ninguém estava à espera! As Montanhas são assim mesmo! Mas a chanfana e o vinho vieram alegrar os corpos molhados e já cansados de algumas árvores plantarem! também havia uma espécie de massa com carne...ainda bem pois se eu estivesse presente  não a comia, nem que me pagassem ( não como cabrito ), mas segundo dizem os entendidos, parece que estava muito bom!!
Neste mesmo dia Orion conseguiu graças à companhia e paciência de White Angel, descer uma encosta relativamente perto de onde se encontravam, e tirar algumas fotos dos Lírios do Gerês para mim! Depois disso veio a descarga de chuva e granizo!!


A Vezeira

DE REGRESSO ÀS MONTANHAS

E já quase dois meses se passavam, cheio de projectos mas com tudo por concretizar! Finalmente fui fazer a minha primeira caminhada até ao poço azul ou verde ( como lhe queiram chamar), para mim não importa, pois o que contou foi eu poder finalmente sentir as terras geresianas e banhar-me nas águas gélidas do Geres enquanto que todos ficaram a olhar para mim com pouca coragem para tal! Mas eu...já ansiava por aqueles momentos tão desejados! é tão bom ter saúde e  podermos andar!! Acabei no final do trilho já com uma dor no dedo do pé, mas não agravou, ainda bem.



A PROMESSA, ATÉ AO PRADO DO CAMALHÃO

E no mesmo dia que me banhava das águas do poço azul, Kelly, a cadelinha da nossa amiga White Angel, morria nos seus braços. sem eu tão pouco imaginar!!
Quando vi a triste notícia no blog de alma de montanhista, as lágrimas não paravam de cair e só no dia seguinte é que tive coragem de ligar para a minha amiga! Tinha prometido que iria à Senhora do Camalhão, quando Kelly melhorasse, fomos sempre adiando sem nunca imaginar que o pior podia acontecer! Mesmo assim não deixámos de ir, para que pelo menos a pobre animal pudesse descansar em paz! E apesar de não sermos muito dadas à religião...sentámo-nos já o final do dia, num tronco de um carvalho há muito tombado, e deixei que Angel liberta-se as suas mágoas e dentro de possível procurei dar algum consolo...
White Angel iniciava uma jornada sozinha de quatro dias pela serra e eu parti para junto dos meus.
E neste dia tive a alegria de reencontrar-me finalmente com a minha amiga Lu!! O que para Angel também foi uma alegria  e uma surpresa pois não se viam há bastante tempo!!


Minha querida amiga Lu !

Ainda houve tempo para umas banhocas no rio Teixeira e para brincarmos com os nossos filhotes!!

Camalhão

FONTE FRIA- PAÚL-PITÕES

Esta foi a primeira esticada, após ter quebrado o dedo do pé! E que bela esticada!
De Pitões até Fonte fria e depois a Ribeira do Paúl, distraídos com um caminho já formado fomos seguindo, até o mesmo desaparecer completamente! Depois a ideia de voltar para trás estava fora de hipóteses e a de subir muito menos, continuámos em frente por um trilho já há muito desaparecido no mapa e na serra, foi para cima de uma hora ou mais, de um frete de mato e pedras sem fim , sempre a acompanhar o ribeiro de Paúl! E como não há mal que sempre dure, lá teve o seu fim! Com o tempo que perdemos não conseguimos cruzarmo-nos no meio da serra com os nossos amigos Miguel e Nuno, mas fomos ter com os mesmos no final, em Pitões no café/restaurante "o Preto", todos suados e com uma grande vontade de beber uma cerveja bem fresquinha!

Chegámos ao fim sãos e salvos! É uma satisfação que  muitos não imaginam! ... uma nova etapa da vida!


POÇO VERDE-LAGARINHO

Neste dia levei a minha melhor amiga, minha irmã, e também a sua cara metade a conhecer o poço verde mais os nossos cabritinhos! A família estava quase toda ali, mas Orion preferiu dar uma esticada e procurar o curral do Lagarinho. Depois foi ter connosco descendo o vale do Conho e não resistiu a uma bela banhoca no lago! Foi um dia  muito divertido e relaxante!!


Com montanheiros a marchar desta forma...temos futuro!!
Curral do Lagarinho

Um pouco alto...

RAIZ-CAMALHÃO-MOURÔ


Já há muito que ouvíamos falar no curral da raiz e neste dia decidimos descobri- -lo. Não foi fácil descobrir a cabana, mas eu deu com ela! Depois seguimos para o curral do Camalhão e mais tarde subimos até ao curral do Mourô. Lá encontrava-se a vezeira das Caldas e ficámos um longo tempo a conversar com os vezeireiros. E é com a gente da terra que muito se aprende, pois nos livros não se encontra tudo!



MACEIRA- ALVAS-CARRIS DA MACEIRA

Um  trilho, muito verde e fresco  no início, e meio maluco a meio! Distraídos como sempre deixámos-nos seguir pelos caminhos sem beco de saída e depois decidimos subir à bruta pela encosta acima com a adrenalina sempre presente!
Subimos ás Alvas, lá almoçamos e avistamos o Xavier do blog Portugal Nature nos prados da messe! Mas o nosso destino era seguir para Carris de Maceira e assim foi. Lá encontramos o Vezeireiro das Caldas, S. Severino que acabou por descer a montanha e fazer-nos companhia, ficámos assim a conhecer o caminho por onde devíamos de subir no início, e já no prado cá em baixo  repousamos à sombra junto à fonte, e ouvimos as longas histórias de um Vezeireiro de gestos simples, educado e com uma sabedoria e sensibilidade sem igual!! Com ele ficámos a conhecer as uvas do monte.
A Vezeira
Uva do monte


HOMENAGEM AO ULTIMO VEZEIREIRO DE FERRAL


Sr. António Veras foi o ultimo vezeireiro de Ferral, que percorreu durante anos a serra do Gerês e os prados da Matança, das Negras, Castanheiro e outros mais, tendo como função acompanhar o seu pai a levar e trazer o gado aos seus donos e vigiar os animais nas pastagens férteis no alto da serra, quer fizesse sol, chuva, frio ou calor!
A comissão da associação da Vezeira de Ferral teve um gesto que eu considero dos melhores no ano de 2011 por estas terras: Homenagearam este simples Homem, levando-o a percorrer uma grande parte dos trilhos que outrora o mesmo calcorreou, recuperaram uma pequena cabana, já quase esquecida e ofereceram-lhe essa surpresa!! Achei formidável a atenção que tiveram com o Sr. Veras e admirei sinceramente este gesto que tiveram para com ele!



Convidaram-me para participar, aceitei e a partir deste dia comecei a encarar a vida de uma forma um pouco diferente...
Adorei conversar com o Sr. Veras, aprendi muito com ele, acreditem!
O grupo também foi formidável, com o Martins sempre atento e muito atencioso para connosco. No fim da caminhada com um bocado de chuva à mistura, tínhamos à nossa espera uma equipa de cozinheiros com um saboroso cozido no pote à vezeireiro!
Este dia jamais o esquecerei :)


Cabana do Pinhedo
Um bem haja para toda esta gente!

VILARINHO DA FURNA- SERRA AMARELA
( Ainda por publicar )

E mais um dia passado em família!

Fomos os quatro visitar a aldeia submersa de Vilarinho da Furna, que nos últimos tempos tem sido possível devido ao nível das águas da barragem estarem mais em baixo do habitual.
Os nossos cabritinhos já ficaram a conhecer esta aldeia e perceberem como tudo isto aconteceu.
Depois disto ainda fomos dar um pequeno passeio pela Serra amarela, numa pequena parte do trilho das casarotas, fomos depois visitar a aldeia de Brufe e por fim fizemos uma ultima paragem no parque de campismo da Cerdeira para podermos dar um grande abraço no nosso amigo Paulo Figueiredo autor do blog " NoGerês3"

Serra amarela

Casarota

Aldeia de Brufe
Parque de campismo da Cerdeira

FOJOS DOS LOBOS E SILHA DOS URSOS DE PINCÃES




Foi a ultima publicação que consegui fazer neste blog no ano de 2011 e por isso ainda está recente.
Um dos melhores trilhos de sempre, com umas excelentes companhias e com paisagens de ver e chorar por mais! Esperemos vir a ter mais oportunidades semelhantes a esta :)

Uma pequena grande equipa!!


CASCATA DE PINCÃES E SILHA DOS URSOS
( Ainda por publicar )


Com a nossa família e na companhia do nosso amigo PxAranha, começamos este percurso na aldeia de Pincães em direcção à bem conhecida cascata com o mesmo nome. Pelo caminho encontrámos uma víbora ainda muito pequena, consegui tocar na ponta da sua cauda ( espero que a Orquídea não veja ). Na Cascata ficámos mais tempo do que era suposto devido aos meus óculos que caíram na água, numa zona profunda entre duas pedras! Tentámos recuperar, tarefa de morosa  e sem sucesso, ali ficaram...
Fomos depois em direcção à silha dos ursos que uma semana antes tínhamos visto da parte de cima da serra. Refrescamo-nos depois num lago de um ribeiro que passava mais adiante e fomos em direcção a Pincães já no final do dia. Acabámos por não nos cruzarmos com o grupo " vamos ali" que neste dia também estiveram na cascata, com grande pena minha!


A silha




PRIMEIRA AUTONOMIA NA SERRA


Foi  dos dias mais completos felizes do ano de 2011! Em dois dias seguidos e pela primeira vez, Orion e eu pernoitamos na serra com o pretexto de festejarmos os 13 anos de união. Vimos o pôr do sol nas montanhas, uma chuva de estrelas cadentes durante a noite que nos brindaram, e o nascer do dia na serra do Gerês!!
Ainda agora quando quero relaxar, fecho os olhos e imagino-me naquele silêncio nocturno e quase que sinto a brisa matinal da montanha a acariciar-me a face...!!





APRESENTAÇÃO DO LIVRO RIO HOMEM -ANDRÉ GAGO


Em no dia 16 de Outubro de 2011 no Museu Etnográfico de Vilarinho da furna, realizou-se uma apresentação do livro " Rio Homem " efectuada pelo próprio autor André Gago, com a apresentação de Rui Barbosa do blog Carris e com a presença do Dr. Manuel Antunes antigo habitante de Vilarinho da Furna e presidente da Afurna. O romance "Rio Homem" que por sinal já tinha lido e que por isso mesmo fiz questão de estar presente e receber um autógrafo do próprio autor no final. Mas o que mais me deliciou foi ouvir este homem e a sensibilidade e sinceridade que o mesmo transmitiu, acabando por confessar que a maior parte dos locais que fala no seu romance, nunca lá tinha estado! Mas conseguiu descreve-los na perfeição!!

Após a apresentação do livro que foi galardoado em 2011 com o prémio do PEN clube na categoria de primeira obra, deu-se uma sessão de perguntas pela parte dos que estiveram presentes, uma sessão de autógrafos e uma visita à aldeia submersa de Vilarinho da Furna.
Nesta última parte não podemos estar presentes pois já se fazia tarde e no dia seguinte os nossos miúdos tinham escola.

IV ENCONTRO MICOLÓGICO EM VILA NOVA-FERRAL


Com a iniciativa da Associação amigos de Vila nova em colaboração com a associação Aventura da Saúde, realizou-se mais um encontro micológico em Vila Nova.
Com uma breve explicação dos benefícios dos cogumelos, mesmo não sendo comestíveis, partimos depois para o terreno e procuramos o que foi possível encontrar! Como o nosso Outono este ano foi seco e quente, não foi possível encontrar quantidades suficientes, mas cogumelos não faltaram no final! Panados, refogados, em feijoada, em compota ou até um simples licor de cogumelos, e esta em?!
Foi um dia muito divertido para todos nós e para os nossos miúdos, que também ajudaram na tarefa de preparar os famosos cogumelos panados! Uma iguaria!












ALBERGARIA - GEIRA ROMANA
( Ainda por publicar )


Foi  um simples passeio em família pela Natureza no bosque encantado do nosso Gerês. Os momentos de alegria com os nossos filhos foram sempre presentes, mas a parte menos boa foi encontrar mimosas a meio do percurso! Botámos mãos à obra e trabalhamos em conjunto arrancado o máximo que conseguimos! Mesmo assim, ainda lá estão outras que não conseguimos dar guerra!!É  caso para dizer que é muito preocupante, as mimosas já chegaram à Albergaria!!




PERCURSO POR TERRAS DO ALTO RABAGÃO ( DE VILA NOVA A PONTEIRA )

Por este trilho, reencontrámos white Angel e conheci finalmente a sua nova cadelinha Heidi. Um passeio agradável com  conhecimentos partilhados pelos mais experientes. No final tivemos castanhas assadas no clube da EDP em Vila Nova, e em seguida tivemos uma visita guiada à central hidroeléctrica, terminando com uma exposição e apresentação da própria  artista plástica Adriana Henriques.


 Na companhia dos amigos Martins e Francisco Vieira

Heidi
Pedra bolideira

Adriana Henriques

MARCHA DA FOLHA CAÍDA ( COM CCP )



E finalmente conseguimos tirar um tempo para estarmos com os companheiros do clube de campismo do Porto- secção de montanha e matar as saudades dos nossos amigos!!
Por terras de Fafe, percorremos alguns Kms recheados de boa disposição e muitos cogumelos à mistura! Caso seria para chamar  o trilho dos cogumelos.



                                                  

                                                           LEONTE-BEMPOSTA
                                                              ( Ainda por publicar )

Mas que dia formidável, passado com os nossos valentes rapazes!! Alguma aventura sempre com muito cuidado, paisagens lindíssimas e únicas! As imagens falam por si!


Que paisagem !  Que ternura!!


CAMPO-CABRIL-BOUÇA DA MÓ
( Ainda por publicar )






E foi o nosso último trilho do ano, por sinal fechado com chave de ouro! Começamos na aldeia de Campo e os pontos principais foram Cabril e a descoberta do trilho mágico da Bouça da Mó!!
E quando já pensamos que conhecemos quase de tudo na serra do Gerês, este dia serviu de exemplo, para ficarmos a saber que haverá sempre muitas surpresas nestas montanhas!!
No final cortamos caminho pelo trilho do Sarilhão e ainda fomos ouvir um pouco da tertúlia sobre "O Comunitarismo - Passado, presente e futuro" no parque de campismo da Cerdeira, com a apresentação e participação de José Carlos Pires seguindo-se um debate ente Dr. Manuel Antunes e Dr. José Araújo.Apesar que ter sido muito interessante, infelizmente não podemos ficar até ao fim pois ainda tínhamos de ir buscar os nossos meninos que ficaram com os avós e no dia seguinte era dia de trabalho.




E com isto tudo termino este resumo do ano de 2011, procurando transmitir todas as experiências vividas e lembrar a todos que nem só de trabalho vive o homem! Os momentos vividos em harmonia com os nossos amigos e a nossa família e em sincronia com Natureza enquanto a tivermos, ainda é das melhores coisas que levámos connosco! Não devemos de desperdiçar a nossa saúde enquanto podermos andar, não devemos desperdiçar o nosso coração enquanto podermos amar, não devemos desperdiçar as nossas boas acções enquanto podermos agir!

A Cabra do Gerês deseja a todos os seus amigos, familiares e leitores um bom ano de 2012, dentro dos possíveis!!



13 comentários:

  1. Belíssima retrospectiva! obrigado pelas tuas palavras muito simpáticas!
    aparece quando quiseres, o "Vamos ali" tem sempre os braços abertos!

    Um Excelente 2012!

    ResponderEliminar
  2. Lírio, parabéns por este belo resumo e pela partilha das belas vivências do ano de 2011. Que 2012 seja tão bom ou melhor ... e um dia vamo-nos encontrar no Gerês!
    Um abraço para ti e Orion

    ResponderEliminar
  3. Águia!! Obrigada!!
    Este ano temos de nos encontrar com o grupo, sem falta :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Callixto!
    Se o ano de 2012 for tão bom quanto o que passou, já ficamos satisfeitos:)
    E este ano outros encontros surgirão, sem dúvida temos mesmo de nos encontrar no nosso Gerês, sentados num belo prado a ouvir as tuas histórias por essas fragas!!

    Um grande abraço da nossa parte

    ResponderEliminar
  5. Achei muito interessante e divertido o seu blog!
    Boas caminhadas em 2012

    ResponderEliminar
  6. Um ano de fazer muita inveja, parabéns! Espero um dia poder ter um ano assim também, pelo Gerês... =)

    ResponderEliminar
  7. Luis Fernandes!
    Bem vindo a este espaço e obrigada!

    ResponderEliminar
  8. querida amiga!!
    Sempre bom recordar os belissimos momentos que juntos passámos....Que saudade!
    Olhamos para trás e perde.se-nos um sorriso...Que delicia sentir-mos esta aragem fresca, apesar da distancia!
    Deixámos para trás um ano de situaçoes dificeis e ficamos apenas com isto...
    Deixemos que nos console a alma e o corpo ...Inteiro!!
    Fixemos o olhar no sorriso das crianças que graciosamente partilharam connosco a sua alegria,prendamos aquele momento , aquele olhar , que se perdia na imensidao do tempo..
    Facilmente , encontramos razões para dizermos que , afinal ainda vale a pena sorrir!
    Um beijo , amiga...guarda este abraço do tamanho do mundo!
    Sempre amiga...

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por estas palavras amiga!!
    Como sempre tens a capacidade de fazeres as pessoas sorrirem, não só pelas palavras, mas pelos momentos que partilhamos todos juntos este sentimento e estas vivências que muita gente desconhece, por falta de conhecimento ou por simplesmente não quererem ir ao encontro dele!
    Quando um dia fecharmos os olhos definitivamente, levaremos connosco toda esta imensidão de um mundo, que sempre esteve à nossa espera, e que apesar de tudo fizemos os possíveis para não o desperdiçar :)

    Deixamos para trás um ano de situações difíceis, mas não ficamos apenas com isto minha amiga...ficámos com muito mais, com aquilo que nunca ninguém nos pode tirar enquanto houver montanhas, crianças, família e grandes amigos: A capacidade de poder continuar a sorrir!!

    Um grande ano para ti e para todos que te rodeiam, e muita saúde para que possas continuar por muitos anos como uma grande companheira do verde do nosso Portugal e da amizade contagiante que possuis :)

    Um grande abraço de nós os quatro

    ResponderEliminar
  10. Lírio, minha doce flor!

    Retrospectiva fantástica!!!
    Parabéns pela forma como recordas e partilhas os teus momentos, pela paixão que também é minha.
    Sinto uma felicidade enorme por te conhecer e saber que dentro de ti existe um dos sentimentos mais belos: a compaixão, e da alguma forma abençoada por ter tido o privilégio de te acompanhar… Espero em breve voltar a te encontrar e partilhar mais uma vez a plenitude que encontramos lá em cima.
    Que 2012 te traga o melhor que a vida tem.

    Beijinho doce.

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga Angel,

    As montanhas têm um poder muito especial que poucos devem de conhecer...e por um lado melhor assim pois nem todos têm a sensibilidade especial de perceber isso. Lá encontrámos a paz de espírito e as respostas às questões que muitas das vezes não encontrámos no nosso dia a dia.
    Tenho feito excelentes amizades que é outra das coisas boas que as montanhas me têm dado, e tu como sabes foste uma delas :)
    Para mim também foi um grande privilégio e espero que todos os momentos que temos partilhado com todos os companheiros da montanha se prolongue tanto quanto for possível!
    Que venham muitos anos com saúde e um pouco de dinheiro para a gasolina que gastámos nas nossas deslocações, que por sinal é bem empregue!!
    Obrigada meu Anjo!

    Sempre amiga
    Lírio

    ResponderEliminar
  12. Bonita retrospectiva de todos os vossos momentos passados na serra. Gosto muito da forma como descreves todas as tuas experiências...Fantástico o teu blog, parabéns.

    ResponderEliminar