" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

29/06/2011

De regresso à montanha


Querida vida curta:

Regressei finalmente à terra que tanto suspirava de saudades, o meu Gerês!
Comecei por fazer um percurso curto até ao deslumbrante poço azul e mergulhar nas suas águas frescas e relaxantes. Estava rodeado de vida! Os alfaiates patinavam aos pares, encaixados, um puro prazer dos bichinhos que contornavam o meu corpo não parecendo perturbados com a minha presença.



Mas antes disso, meus pés nus começavam por dar as boas vindas às pedras graníticas que calquei e à agua fria da pequena entrada estreita de acesso ao lago. Molhei minhas pernas até meio, meus braços, refresquei minha face com sede de tudo aquilo e quando quase tocava novamente na água cristalina, pousou em uma das minhas mãos uma pequena libélula de um lindo azul metalizado e ali teimou em ficar por uns largos bons momentos!! Senti como se um cumprimento caloroso de boas vindas se tratasse!!


Uma felicidade quase completa me percorria, e neste dia enquanto saboreava a minha curta vida como ser humano que sou, outra vida tornou-se  muito curta, tão curtinha que acabou por desfalecer nos braços de minha amiga Angel.

Subiu sua alma e ficou, quem sabe, a flutuar nas nuvens que cobre o céu Geresiano, talvez a brincar nos lagos em forma de libélula ou a iluminar a noite da Serra em forma de estrela.

 Iríamos nós passado uma dúzia de dias aproximadamente ao Camalhão, cumprir o prometido, mas com um vazio corporal constantemente presente de uma cadelinha montanheira, que apesar da sua curta vida canina, foi concerteza das mais preenchidas, completas e cheias de amor!


Peço-te vida curta, que transformes a nova vida de Kelly naquilo, que considero como ser humano, impossível: Uma felicidade completa!

Assim sendo, será possível não mais a mesma sofrer, poder manter-se sempre na sua Serra do Gerês,onde tantas vezes correu saltou e se deliciou nas águas frescas dos ribeiros?! Será pedir-te muito?
 Quem sabe sob a forma de libélula ou borboleta solta com o vento onde assim será possível partilhar a sua felicidade com outros seres vivos, num ser humano, por exemplo, onde poderá pousar numa mão amigável e merecedora da sua visita, tornando essa pessoa um pouco mais alegre e feliz!!



Afinal a vida destes insectos é curta...muito curta...e tudo se repetirá de uma ou outra forma, de uma outra maneira, intensamente, neste paraíso ou inferno chamado Terra, chamado vida! Longa, pequena ou curta.


E depois de cumprido o prometido e de sentir o vento do prado do Camalhão após um belo diálogo de amizade desfrutado, despedi-me de Angel, deixando-a consigo e sua doce pessoa, perdida e encontrada na sua sempre adorada serra. Segui vale fora em passo de corrida, saltei as pedras do rio, refresquei minha cara, molhei os lábios, olhei em volta e só aí mesmo caí realmente em mim! Reparei que estava ali completamente só, num vale rodeado de montanhas, numa outra dimensão, noutro mundo...nesta vida pequena vida tão curta e preciosa, em que a maior parte das pessoas correm tanto que nem se apercebem das montanhas que as rodeiam! Procuram cegamente a riqueza monetária, sem repararem que a verdadeira riqueza nesta vida, está ao alcance de todos da forma mais simples, pura e bela riqueza!!
Continuando a percorreu aquele  precioso chão coberto de vida e rodeado da mesma, senti um enorme desejo de ali ficar, senão agora, um dia e para sempre! Ámen!

Mas por enquanto não podia, tinha amigos, família e uma Vida à minha espera!
Desci ofegadamente a encosta do Arado, de lá já se ouvia ao longe a presença da gente que por lá passa e daqueles que me esperavam. E minha serra começava a ser também absorvida por tudo aquilo, desligando-se de mim naquele momento vendo-me partir.
A partir daqui, prometi a mim mesma ficar com ela mais vezes sozinha, quando for possível, quantas as que forem possíveis nesta minha vida.

Até lá aguardarei pacientemente como uma semente  em estado lactente à espera de florir, radiar luz, cor e sorrir, vivendo ao máximo a minha curta vida de Lírio do Gerês!

5 comentários:

  1. Lírio, parabéns pelo retorno à montanha e pela descrição, tão cheia de sensibilidade!
    Saudações montanheiras.

    ResponderEliminar
  2. Ai meu doce Lirio!!!

    Fiquei a ver-te partir... Subi até a Santa e ainda te vi a passar no verde do Prado da Teixeira... Eu sabia que ias bem... :)
    Quanto a Kelly ainda hoje me emocionei a pensar nela assim como agora, mas tenho a certeza que ela esta la e que de todas as vezes que por la caminho ela estara sempre a meu lado... Adorei a tua companhia... Acalmas a minha alma...

    Beijinho daqueles que so se sente e adorei ler-te.

    ResponderEliminar
  3. Olá Callixto,

    Obrigada pelas boas vindas! Estou muito feliz por finalmente poder pisar as montanhas do Gerês! A próxima caminhada será a valer, espero que tudo corra bem...a ver vamos.

    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga Angel!

    Não sabia que estavas a ver os meus passos ao longe...és mesmo um anjo, obrigada!!Eu fui bem, e soube-me como nunca aqueles poucos Kms que tive oportunidade de percorrer sozinha, como deu para perceber no texto que publiquei.
    Também adorei a tua companhia e a de todos!A presença da Lurdes foi também muito importante para mim pois já não nos víamos há quase 1 ano e achei que irias gostar muito de a rever, por isso não te disse nada para que fosse uma surpresa!!
    Mas aquele momento no Camalhão foi muito especial, e fico contente por saber que ficaste bem :)

    Um grande ramo de lírios para ti!!!

    ResponderEliminar
  5. Belo !Sinto o mêsmo por estas Serras Lindas !

    ResponderEliminar