" Paz das montanhas, meu alívio certo! "

18/04/2011

Pastagens Centenárias da Serra do Gêres

Mariola do Castanheiro feita pelo jovem Ricardo Martins.

O grupo de amigos VEZEIRA DE FERRAL, pretende arranjar mais algumas mariolas e  cabanas na serra no trilho do Castanheiro a Lama-longa e Curral das Negras, faz o seguinte comunicado, que temos o prazer de retransmitir:

 "Comunicamos a toda a população da Freguesia de Ferral e Covelo do Gerês e (aos lugares de cima da freguesia de Cabril: Xertelo, Azevedo e Lapela) lugares que compartilhavam a vezeira em conjunto com Ferral e Covelo do Gerês, que no dia 7 de Maio 2011, vai-se realizar mais uma actividade de limpeza e arranjo dos trilhos e cabanas e mariolas com pertença centenária as freguesias referidas, assim comunicamos a toda a população que o local de encontro para inicio dos trabalhos, será junto ao (Mariola) trilho do Castanheiro as 7H30M.
************

Comparece, estás a defender e a zelar por uma herança que os teus antepassados te deixaram, e que o fizeram com muito sacrifício."

Todos estes  trabalhos tem como objectivo, tentar reviver e recriar de novo as tradições centenárias do pastoreio na serra como pertença centenária  das Freguesia de Ferral, e tentar transmitir  as populações, em geral, a grande  importância de preservar e  proteger a natureza, e os seus animais no seu habitat natural, e mostrar à juventude o que os seus antepassados fizeram à mais de 100 anos .

Algumas fotos da Vezeira 2010:
Fotos com copyright da Vezeira de Ferral.

Recuperação da cabana de pastores de LamaLonga
Que bem que se está na Serra.
O grupo de 2010.

2 comentários:

  1. Olá Lirio ,son Anton Gavela ,un montañeiro de Galicia que xa dende hai moitos anos visito e escalo no Parque do Gerez e as serras da raia da fronteira.Parabens polo teu blog,os seus contidos e as tuas descripcions dos percorridos.A sua miscelania enchida de animo excursionista e visions de corte etnografico e defensor da natureza e a memoria dos pobos fanme identificaren con eles.Si é do teu interese e por proximidade podes mergullarte en xeografica blogspot.com que é o blog da Sociedade Xeografica Ourensá ou en transourensan blogspot que é o blog do sendeiro transourensan que atravesa boa parte da provincia de Ourense en Galicia con mais de 100 km de percorrido a facer normalmente en 4 etapas.De seguro atoparemonos nas fermosas serras da Peneda-Gerez e comentaremos.

    Apertas montañeiras

    ResponderEliminar
  2. Olá Antón! Bem vindo!
    Obrigada pela atenção em relação a tudo que tem vindo a ser publicado neste blog.
    Cá em Portugal só temos um parque nacional que é lindo, mas precisa de muita dedicação porque infelizmente os nossos governantes não têm dado a atenção merecida.
    Para além de este local precisar de mais atenção pela nossa parte, é necessário manter as respectivas tradições comunitárias, pois tudo isto é que dá a verdadeira identidade desta abençoada terra!
    De Espanha conheço alguma coisa dos Picos da Europa e de Sanábria, mas há muito mais para se ver! Espanha é linda Antón! E os caminheiros/ montanheiros são muito simpáticos e comunicativos. Tudo aí parece estar estimado e bem organizado.
    Já estive a ver o blog da sociedade Xeografica Ourensá, é fantástico como há tanta coisa para ver nesta curta vida! Gostei muito!
    Obrigada pela partilha Antón!

    Abraços Geresianos!

    ResponderEliminar